TELECENTRO À LUZ DE PAULO FREIRE

LINUX E O ENSINO QUE LIBERTA Á LUZ DE PAULO FREIRE

“A atividade docente, de que a discente não se separa, é uma experiência alegre por natureza ...
Ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”. (Paulo Freire)




Este projeto é desenvolvido para a ONG Coletivo Digital e visa a formação didática e pedagógica dos monitores, que atuarão nos Telecentros Comunitários no município de Osaso (SP).
A formação para monitores “Linux e a Pedagogia da Liberdade” tem como objetivo principal a introdução a respeito das idéias do educador Paulo Freire, estabelecendo relação entre a Filosofia do Código Livre e a Educação Libertadora.


"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
(Paulo Freire)

O conceito de inclusão digital é abrangente e está intimamente ligado ao de inclusão social. Podemos democratizar o acesso à informação, disponibilizando tecnologia à população, mas eliminaremos a exclusão no momento em que o usuário aprende que o computador é um meio de acesso à educação, ao trabalho, ao contato e troca com a sua comunidade, ao pensamento crítico e ao exercício pleno de sua cidadania. Portanto, o fim aqui não é disponibilizar tecnologia, mas sim a integração perfeita de indivíduos na sociedade.

“Coisas tão fundamentais, como a felicidade, não encontram eco maior na ciência, mas podem ser realçadas e realizadas pela sensibilidade à flor da pele, capaz de emprestar ao ser humano dimensão muito mais ampla e solidária”. (Paulo Freire)


Os Telecentros deverão enfatizar a identidade da comunidade e, seguindo a premissa acima, constituir-se em um espaço para realçar a sensibilidade humana e sua capacidade de transformação da realidade, em busca e uma sociedade justa e igualitária.


 
Ilustração de uma atividade sobre Exclusão Social e Digital



Apresentação de fotos de uma comunidade carente, para reflexão dos monitores sobre as necessidades específicas da população.
O Telecentro Comunitário, aliados ao conceito de Software Livre, poderá colaborar na inclusão social e digital de comunidades menos favorecidas.